Munícipes que transitam pela rua Padre Luiz, próximo ao Mercado Municipal, querem que a Urbes - Trânsito e Transportes altere a localização da faixa de segurança instalada nessa via, na lateral do mercado e, em frente a uma loja de móveis, que foi implantada há menos de dois meses. O local apontado como ideal pelos pedestres fica a cerca de 30 metros de onde está a faixa hoje. Para os munícipes, o melhor seria a instalação em frente à porta de entrada do mercado, onde ocorrem muitas travessias (fora da faixa). Além disso, eles também pedem que a faixa de segurança seja elevada para evitar acidentes.
A Urbes - Trânsito e Transportes informou, em nota, que a faixa de pedestres está localizada no ponto mais seguro da via, não sendo viável sua alteração em razão da característica local.
Riscos
Para a aposentada Luísa Franco, 78 anos, que costuma atravessar fora da faixa de segurança para ir ao Mercado Municipal, a mudança facilitaria a vida dos pedestres. "Os motociclistas não respeitam a travessia. Seria menos perigoso", acredita. A operadora de caixa Daiane Teles Lopes, 30 anos, diz que a maioria das pessoas prefere correr o risco de ser atropelada do que caminhar mais um pouco para utilizar a faixa de pedestres. "As pessoas sabem que é perigoso, mas atravessar fora da faixa fica mais perto do mercado", conta.
A Urbes argumenta que os pedestres devem atravessar em local seguro e, nesse sentido, a empresa pública realiza diversas campanhas de orientação e, em casos específicos, utiliza gradis para direcioná-los. De acordo com a nota, os condutores devem respeitar e priorizar os pedestres, pois não dar a vez sobre a faixa de segurança é infração gravíssima. A Urbes informou ainda que está avaliando medidas para garantir maior segurança. (Supervisão: Cida Vida)
FONTE JORNAL CRUZEIRO DO SUL
Nenhum comentário:
Postar um comentário